quarta-feira, 4 de março de 2009

Quaresma - Tempo de Superação!

Quaresma...

Fala-se tanto desse período do ano, em que as pessoas costumam se penitenciar, deixando de comer algo que gosta muito, ou deixando de sair naquela noite de sexta-feira, mas afinal, o que é a quaresma?

No sentido real da palavra, a quaresma é um período de quarenta dias. Esse período é vivido por nós, cristãos, a exemplo dos quarenta dias em que Jesus passou no deserto sem comer e sendo tentado constantemente por Satanás. É um período que nós, católicos, usamos para refletir sobre a vida, e por isso mesmo nos penitenciamos, fazendo abstinência de carne e de outras coisas.

A quaresma é um tempo de superação dos nossos limites e pecados, e por isso mesmo devemos buscar constantemente a oração, pois nesse tempo somos muito tentados pelo Diabo. É um tempo em que precisamos manter uma comunhão com Deus e estar em sintonia com Ele. Na quaresma também vivemos a preparação para a Páscoa, que é o sentido maior da nossa fé, onde Cristo se entregou por nós para nos redimir dos pecados.

Durante a quaresma devemos buscar a pratica da oração, da caridade e do jejum, pois é nisso que se baseia a vida cristã. Mais que seguir Jesus; ser Cristão é tê-lo como exemplo, ou seja, agir como Jesus.

Busque nessa quaresma fazer uma revisão da sua vida e olhar para dentro de si. Reconheça-se limitado e pecador e procure estar em sintonia com Deus.

Quaresma é isso, tempo de superar aquilo que nos leva pra morte, para que ao chegar a Páscoa, possamos nos levantar para uma vida nova junto com Cristo!

Gabriel Vasconcelos

Nenhum comentário: