domingo, 11 de maio de 2008

SER COMO VELA ACESA, QUE QUEIMA NO ALTAR

Olá irmãos em Cristo, paz e bem a todos!

Estamos no final de nossa caminhada no tempo litúrgico da Páscoa, é chegada a hora de celebrar o nascimento da Igreja, o dia de Pentecostes, o dia em que o Espírito Santo veio sobre os apóstolos. Mas hoje em especial quero falar um pouco sobre nossa caminhada como templos do Espírito Santo. No dia de Pentecostes o Espírito veio como fogo sobre os apóstolos, e acendeu em cada um deles uma chama que jamais vai se apagar.


“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como que de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.” (At 2, 1-3)

Todos nós Cristãos Católicos recebemos o Espírito Santo no Batismo, e no Crisma recebemos os dons que precisamos para sermos enviados como missionários do Reino de Deus, ungidos e marcados na alma pelo Espírito Santo. Nossa missão é ser Luz na vida de nosso irmão, é ser como uma vela que se desgasta e se derrama diante do altar, nós temos que nos desgastarmos para o Reino de Deus. Agora eu pergunto você tem sido uma vela acesa para seus irmãos, o fogo do Espírito está sob a sua cabeça ou está escondido por trás de seus pecados e sua falta de fé.

É preciso ser luz, porque onde há escuridão, e a luz entra, as trevas se disseminam. Mesmo com sua fragilidade, uma vela, que se consome e se desgasta, ilumina. E você precisa ser como a vela: mesmo frágil, se consumir e se desgastar. E a luz está dentro de você. A luz de Cristo através do Espírito que está dentro de você, faça-a vir para fora, peça a Deus que essa luz venha à tona.

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha. Nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que estás no céus.” (Mt 5,14-16)


Todos nós somos chamados a ser Luz, a através desta luz damos o testemunho das maravilhas do Reino de Deus, essa é a nossa missão. Eu encontrei um texto de uma irmã muito querida da internet, a Carol Zabisky, da Comunidade Beatitudes do Coração de Jesus, portanto resolvi transcrever o texto retirado do blog Beatitudes, que expressa exatamente que eu queria lhes dizer no dia de hoje.

O convite e o chamado de Deus ao seu povo é claro: SER LUZ. Luzeiros que indicam o caminho no meio de uma geração que vive na escuridão, longe do Senhor… porém, precisamos saber e ter consciência de como melhor nos oferecer para dar uma boa lâmpada ao Senhor.

Pois bem… as lâmpadas que existiam na época de Jesus eram a base de óleo. Lembro-me que, no começo de nossa caminhada aqui na comunidade, construíamos algumas velas para o Santíssimo Sacramento com uma bonita taça, um pavio, um suporte para o pavio e óleo. Essas velas demoravam para se extinguir. Na verdade, o fogo delas não se extinguia. Mas para isso precisávamos ficar atentos para o óleo não acabar pois o óleo era o responsável por manter a chama do pavio acesa. Quando o óleo estava já acabando, bastava adicionarmos mais um pouco para durar ainda um bom tempo de fogo e luz. E a chama ficava lá, durante horas acesa.

Pensando em nossa caminhada e nossa vida de LUZ, comecei a pensar: que tipo de vela, estamos sendo? Podemos até ter em nosso coração o desejo de sermos LUZ e iluminar o mundo com o testemunho e a Palavra de Deus. Porém, se não soubermos dar para Deus os materiais corretos e necessários para a construção de uma boa lâmpada, nossa chama tenderá a se extinguir rapidamente.

Por exemplo, você pode tentar construir uma vela com um corpo descartável, areia e o pavio. É uma boa estrutura, até mesmo a um primeiro momento, firme. Porém, os materiais são totalmente impróprios para a construção de uma lâmpada. O pavio será aceso, a chama consumirá o pavio, porém, ao chegar na areia, a chama se extinguirá.

Em nossa caminhada de fé pode acontecer o mesmo. Posso me empolgar em ser LUZEIRO, construir uma boa estrutura, mas oferecer ao Senhor materiais precários ou impróprios para uma lâmpada.

Se eu quiser construir uma vida de LUZEIRO, mas não ter os materiais necessários, minha chama se extinguirá. Se eu construir minha vida em meus próprios desejos, sonhos, anseios e vaidades estou firmando o pavio da chama do Amor de Deus em areia. Areia que apaga o fogo. Fogo que se extingue rapidamente. Ao contrário, se eu alimentar a minha lâmpada sempre com o óleo do Espírito, aí sim minha chama terá seu combustível que a alimentará e a fará ter seu brilho e luminosidade perene.

Meu irmão… há o tempo de sonharmos - de termos belos sonhos - mas há também o tempo de deixar a vontade de Deus prevalecer em nossa vida. De nada te adiantará firmar sua vida em seus próprios sonhos, pois eles podem ser precários e não corresponder totalmente á vontade do Senhor. Deus não destróis sonhos, nem bons projetos, mas se estivermos sempre embebidos pelo Espírito conseguiremos perceber quando os nossos sonhos estão sendo AREIA em nossa vida, em nossa lâmpada.

Quer ser luzeiro? Seja sensível ao Espírito Santo!Quer ser luzeiro? Esteja atento ao óleo do Espírito!Quer ser luzeiro? Esteja sempre embebido pelo Espírito Santo!!!!
Dessa forma, você estará sempre entregando ao Senhor, os materiais corretos e eficazes para fazer a vontade de Deus na Terra.


Amém! Eu quero ser luz!

Com palavras lindíssimas e exemplos práticos, Carol Zabisky nos alerta para sermos sim Templos do Espírito, mas para isso preciso me preparar, preciso ser eficaz, para dar o meu melhor ao Senhor.

O Papa Paulo VI disse certa vez que a primeira oração do dia deve ser esta: “Vinde Espírito Santo…” Sem a presença do Espírito Santo em nossa alma, não podemos fazer a vontade de Deus, porque somos todos fracos; por isso, esse pedido tem de ser freqüente e desejado. Ele só vem ao coração que o deseja ardentemente, como a terra seca deseja água. Para ser sempre renovado no Espírito Santo, o cristão precisa antes de tudo de se purificar, porque Ele é Santo e não pode conviver com o pecado assumido, aceito e não combatido. Ele está pronto para ocupar qualquer “vaso”, pequeno, grande, culto, iletrado, pobre ou rico, de ouro ou de plástico, mas Ele não pode ocupar um vaso sujo. A Confissão é uma grande ferramenta para não deixar que a Luz de Cristo se apague em cada um de nós.

Pense um pouco sobre isso e não deixe sua chama se apagar! Eu preciso da sua Luz para fortalecer a minha e algum irmão precisa da nossa Luz para ser guiado. Sejamos velas acesas no altar, que se consome para Deus!

Peça todos os dias, peça neste momento a presença do Espírito Santo em sua vida!


Aproveito a oportunidade para te convidar a conhecer a Web Rádio Beatitudes.

Prato do dia:
Livro: Reinflama o Carisma – Mons. Jonas Abib
Coleção de Livros: Dons do Espírito Santo – Márcio Mendes

Ao som de:
Adriana – Nova Unção
Eliana Ribeiro – Vem Espírito Santo
Eros Biondini – Todo Teu
Ministério Adoração e Vida – O Céu se Abre
Web Rádio Beatitudes!! Tocando o Coração!!


"JESUS EU CONFIO EM VÓS!" Deus nos Abençoe!

Seu amigo irmão Luiz Alfredo

3 comentários:

Gabriel Vasconcelos disse...

Isso é algo verdadeiro...

Tive a oportunidade de ler seu post hoje cedo e vi uma coisa:

Que a ação do Espírito Santo em nossas vidas, depende, unica e exclusivamente de nós. Pois o Senhor só nos manda o Espírito Santo, se por nós, Ele for pedido. Olha só o que São Tiago nos disse hoje na missa:

Tiago 1 (1 - 11)

1Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que vivem na dispersão: Saudações. 2Meus irmãos, quando deveis passar por diversas provações, considerai isso motivo de grande alegria, 3por saberdes que a comprovação da fé produz em vós a perseverança. 4Mas é preciso que a perseverança gere uma obra de perfeição, para que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma.
5Se a alguém de vós falta sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem impor condições; e ela lhe será dada. 6Mas peça com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é semelhante a uma onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7Não pense tal pessoa que receberá alguma coisa do Senhor: 8o homem de duas almas é inconstante em todos os seus caminhos.
9O irmão humilde pode ufanar-se de sua exaltação, 10mas o rico deve gloriar-se de sua humilhação. Pois há de passar como a flor da erva. 11Com efeito, basta que surja o sol com o seu calor, logo seca a erva, cai a sua flor, e desaparece a beleza do seu aspecto. Assim também acabará por murchar o rico no meio de seus negócios.

Quando pedimos pra Deus, Ele nos concede de bom grado, *numa medida sem medidas*

*( A medida de amar, é amar sem medidas - Santo Agostinho)

Porém, Tiago nos exorta: É preciso pedir sem duvidar!

Você tem duvidado?? Você tem tido uma fé morna??

Reze essa oração comigo: Senhor, eu creio em Ti, e sei que Tu me amas. Vem se manifestar em minha vida, para que se extingua todas as dúvidas que eu tenho sobre Ti e sobre o Teu amor, pois eu tenho duvidado de Ti Senhor.
Meu Senhor e meu Deus, eu creio em vós, mais aumentai a minha fé.
Dá-me um coração puro e sensível ao Teu Espírito, ao Teu amor transformador. Enviai o vosso Santo Espírito e fazei-me um novo homem ( uma nova muher). Dá-me uma fé viva e renovada em Teu amor. Eu te peço de toda a minha alma, e que assim seja, conforma à tua palavra. Amém!

E nesse tempo de graças, é hora de arregaçar as mangas e ir ao trabalho:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da Terra. Oremos: Deus, que instruístes os vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo. Fazei com que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!

E para que possamos ir à missão de levar Teu santo nome às nações. Nós te pedimos: Sopra sobre nós esse vento impetuoso, que é o Espírito Santo, e mandai para longa toda a opressão e todas as mágoas. Dai-nos os vossos 7 dons, segundo a Vossa vontade. Nós vos pedimos, desperta em nós cada um de vossos dons: acende em nós o dom das línguas, para que se manifeste em mim tudo aquilo quanto é necessário. Dá-me o dom de interpretá-las, para que eu possa ser canal de seu amor. Dá-me o dom da profecia, para que o Senhor venha falar em mim, para que eu seja a Tua boca. Dá-me o dom da Ciência, para que chegue ao conhecimento das pessoas, todas as maravilhas que fazes nesse mundo. Dá-me o dom da Fortaleza, para que eu aguente a caminhada e ajude os outros a superar.Dá-me o dom da Sabedoria, para que eu diga coisas inteligentes e convincentes, e assim, leve teu santo nome as nações. E peço também, com todo o meu ser e viver, dá-me os dons de cura, para que eu seja as tuas mãos. Eu desejo ser como Maria, quero ser tua morada, faça de mim um Sacrário vivo que leva o Teu amor às nações! Eu te peço para a honra e glória do vosso nome. Vós que sois o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

É o teu Senhor quem te diz: Saia do cenáculo e vai falar por mim. Anuncia-me. Não tenhais medo, pois estou contigo até o fim dos tempos. Filho, confia em mim. Eu venci o mundo!

Filho, coragem - Eu preciso de Ti!!

Tome posse dessas palavras, pois estas, são palavras de vida eterna!

Obrigado, Luiz.. por este post maravilhoso!

Igor Mascarenhas disse...

Me identifico muito com a luz de Cristo.

Este post foi tudo pra mim...

Quero sempre iluminar!

Tamu junto
www.igormascarenhas.blogspot.com

Rádio Beatitudes disse...

amem luiz!!!!
que chique!
to no seu blog!!!
coisa boa!!!

Deus nos abençoe ricamente!!
Luzeiros, sempre!!!!