Neste mês que passou, tive a oportunidade de refletir um pouco mais sobre a presença de Nossa Senhora em minha caminhada.
No mês de agosto, minha cidade fica em festa, pois comemoramos a festa de nossa Padroeira, Nossa Senhora da Piedade. Infelizmente neste ano não pude participar da novena devido ao horário, pois trabalho em uma cidade vizinha e não conseguia chegar a tempo de participar da Santa Missa. Porém no dia da Festa, no dia 15 de agosto, consegui ainda encontrar a Igreja aberta, e as pessoas estavam saindo da Santa Missa. Eu entrei na Catedral e fui em direção ao "andor" de Nossa Senhora, e mesmo de longe pude perceber um brilho acolhedor no olhar daquela imagem. Foi quando resolvi sentar e ficar ali um pouco em oração, e fui vendo a devoção das pessoas que faziam pedidos, mostravam fotos, pediam a intercessão de Nossa Senhora em suas vidas. Aquelas pessoas estavam diante da mãe, lhe pedindo ajuda, estavam diante da cheia de graça, para lhe agradecer as graças alcançadas.
“Junto à cruz de Jesus, estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, eis o teu filho!” Depois disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu.” (Jo 19, 25-27)
Eu ainda sentando percebi que no silêncio, Maria falava e acolhia cada um de seus filhos que ali estavam. Por muitas vezes eu tive a oportunidade de contemplar de perto aquele olhar representando pela imagem. Seu olhar sempre me pareceu um olhar de dor, por estar com seu filho amado morto nos braços, mas naquele dia percebi um olhar sereno, um olhar diferente, um olhar de mãe. Aproveitei a oportunidade em que a imagem estava em um lugar baixo, fora do altar, e tirei algumas fotos para guardar de recordação.
Bom, passados alguns dias, revelei algumas dessas fotos e deixei em cima de um móvel em meu quarto, acabei dando as fotos de presente para alguns amigos, e havia restado uma única foto. Em um sábado, mais exatamente no dia 23 de agosto, eu estava em meu quarto me arrumando para ir visitar uma amiga catequista, e estava ouvindo uma canção do Márcio Todeschini, que se chama um olhar sereno.
Enquanto eu ouvia a música eu estava contemplando aquela foto, e percebi que a letra traduzia exatamente o sentimento que estava em meu coração, e passou como que um filme por toda a minha caminhada, e percebi que nas vezes eu que eu precisava de um apoio, precisava de um colo, o próprio Deus me mostrava o colo da mãe, e é exatamente isso que diz a música.
Imagem de Nossa Senhora da Piedade -
Catedral de Lorena / SPEm vários momentos da minha vida, pedi a proteção e o amparo de Nossa Senhora, me lembrei de quantas e quantas vezes ao ir trabalhar, eu ia rezando pelo caminho e pedia que Nossa Senhora me cobrisse com seu manto e não deixasse que nenhum mal viesse me perturbar. Lembrei-me das vezes em que eu estava com algum problema no colégio e no intervalo eu ia para a capela e ficava ali sentando, eu achava que estava ali apenas esperando passar o tempo, mas foi o próprio Deus que me levou até lá, para ser acolhido no colo da mãe. Outro fato marcante foi a presença de Nossa Senhora ao meu lado durante a doença da minha mãe, eu sempre tinha a certeza de que não estava sozinho, e quantas noites eu já cansado pedia a Nossa Senhora e ao meu anjo que ficassem ali cuidando de minha mãe, pois eu fisicamente já não tinha forças para isso. E mais recentemente na enfermidade que minha irmã passou, na qual eu e ela estávamos literalmente sozinhos neste barco. Minha irmã corria o risco de ficar cega, ela já estava com as duas vistas condenadas e a única coisa que eu poderia fazer além de estar com ela em todos os momentos, era rezar o terço. Depois de tudo terminado, o médico que fez a cirurgia disse que quando foi cortar um “vaso sanguíneo” no olho dela, ele se lembrou de mim com o terço na mão rezando sem parar, e pela minha fé ele cortou, e minha irmã hoje está completamente curada da visão.
Maria é aquela que acolhe a vontade de Deus com seu sim, e vai ao encontro dos mais necessitados, por isso ela hoje se faz presente em nossas vidas, em nossa Igreja. Deus nos deu a graça de encontrarmos em Maria uma fonte segura e verdadeira de intercessão.
“Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação resoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1, 39-45)
É Maria que vai ao encontro de Isabel, que está grávida e tem idade avançada para isso. É Maria também que percebe e necessidade nas bodas de Caná e vai ao encontro de Jesus pedir ajuda. Como mãe também vai ao encontro de Jesus no caminho do calvário. Maria se faz serva de Deus e dos necessitados. Na batalha em que estamos, Deus nos deu Maria, nossa mãe e advogada das nossas causas. Por isso hoje meu irmão e minha irmã, peço que volte também seu olhar à nossa mãe. Reze comigo e peça a Deus a graça de ter a Mãe sempre presente em nossa caminhada.
Ó Maria mãe e intercessora, sei que sempre me acompanhas e me mostra o caminho que devo seguir. Mãe Ajude-me a silenciar o coração, para que no silêncio tu possas gerar Jesus em minha vida. Ensina-me a ser filho, ensina-me a ser obediente, ensina-me a fazer a vontade de Deus Pai. Amém!
Desejo em meu coração que cada um que por aqui passar, faça também esta experiência de recorrer ao colo da mãe.
Vídeo da Música Olhar Sereno:
PRATO DO DIA:
Livro: Cheia de Graça – Pe. Léo
Livro: Consolados por Maria – Monsenhor Jonas Abib
AO SOM DE:
Olhar Sereno – Marcio Todeschini
Maria e o Anjo – Anjos de Resgate
"JESUS EU CONFIO EM VÓS"
Deus nos Abençoe!
Seu amigo irmão Luiz Alfredo
3 comentários:
O.o!!
To sem palavras...
...
...
...
Lendo essa partilha, eu pude notar que Maria sempre passa na frente, toma as nossas dores e nos defende com seu manto protetor, e, ao mesmo, nos afaga em seus braços.
Por isso, rezemos:
Ave-Maria cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus.Rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém
Rogai por nós santa mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Luiz, que belíssimo testemunho!
Realmente, como é bom poder contar com Maria em nossa caminhada, poder tê-la como mãe protetora e consoladora! E que Deus maravilhoso é esse que providencia mãe assim!
Um abraço!
excelente blog! O colocamos em nossa lista, por favor nos ajude a evangelizar divulgando também nosso blog
www.filhosdamisericordia.blogspot.com
Deus o Abençoe
Postar um comentário