Queria falar hoje um pouco sobre conversão de vida, sobre uma mudança radical em nosso modo de viver. Quando nos entregamos a Deus, nossa vida precisa ser outra, não se pode ser mais o que era antes, temos que seguir os passos de Cristo. Mas por muitas vezes caminhamos com a certeza de que estamos corretos, e nos esquecemos de nossas imperfeições, esquecemos de nossos erros e nossas culpas. Tudo o que fazemos de errado tem uma justificativa, é culpa do vizinho, do colega de trabalho ou daquela pessoa que não gosta de você. Ficamos revestidos de orgulho, e auto-piedade, a própria vida vai se tornando uma forma de acumular certezas que de uma hora para a outra podem desmoronar, a máscara literalmente cai e acabamos por ficar desprotegidos. Refletindo um pouco sobre isso a Palavra de Deus me mostrou a passagem dos Atos dos Apóstolos que narra a conversão de Paulo, até então chamado Saulo, o grande perseguidor dos Cristãos. Será que nós também não nos tornamos perseguidores de nossos irmãos, julgando-os e condenando-os por ainda não estarem no caminho certo? Será que ao invés de perseguir e julgar, não deveríamos pegá-los pela mão e pelo testemunho de nossas vidas ajuda-los? Ou até mesmo assumir que o erro foi nosso?
“Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, de repente viu-se cercado por uma luz que vinha do Céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saul, Saul, porque me persegues?” Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. Agora levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”. (At 9, 3-6)
Ouvindo esta palavra, podemos dizer que Saulo literalmente caiu do cavalo. Jesus veio ao encontro dele e decidiu naquele momento mudar a sua vida, e foi nesta queda que ele reconheceu Jesus, foi nesta queda que tudo aconteceu em sua vida. E conosco é diferente? Claro que não, caímos do cavalo todos os dias, temos decepções com pessoas e com nós mesmos, perdemos tudo de uma hora para a outra, e quando isso acontece parece que o mundo vai acabar, que tudo está perdido, sendo que é apenas o começo de uma nova vida. É na queda que existe a oportunidade de se levantar, Jesus nos dá a mão todos os dias e diz, LEVANTA-TE, ou seja, deixa de ficar reclamando e venha comigo reconstruir, deixa de criticar seu irmão e venha comigo ajudá-lo a se encontrar, deixa de achar que você não é capaz pois estou contigo para te guiar. O primeiro passo para Saulo se converter foi ouvir a voz de Jesus, e nós temos escutado a voz de Jesus? Ele fala conosco todos os dias através da Palavra, através de um irmão, até mesmo através deste texto que está lendo agora, mas é preciso escutar, é preciso abrir o coração.
“Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então tomaram-no pela mão e o fizeram entrar em Damasco. Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu.” (At 9, 8-9)
Quando Saulo recebe a luz de Deus, cai por terra e fica cego, o seu orgulho religioso também vai caindo por terra e sua visão vai mudando até enxergar direito, não mais conforme as leis do judaísmo. Ele percebeu que Deus age na história humana com muito carinho e gratuidade. Percebeu que Deus não faz diferença de raça. E percebeu que o Espírito Santo lhe dava uma liberdade tão grande que jamais conseguira viver dentro das normas fechadas de sua religião, e esta mesma liberdade que Saulo recebeu, nós também recebemos.
Esta semana li um texto no blog About The Changes do irmão Igor, onde ele diz o seguinte: “MINHA IGREJA NÃO PRENDE, MINHA IGREJA LIBERTA!”. E esta Igreja é a nossa Igreja, a Igreja fundada por Jesus Cristo. Percebemos que quando Deus age, tudo se transforma, pois mesmo na dificuldade Saulo já havia sido transformado, mesmo estando cego, ouviu a voz de Deus em seu coração.
Ao se levantar Saulo percebeu que estava cego, mas mesmo assim fez a vontade do Senhor e cumpriu sua orientação. Nós quando estamos na tribulação ficamos cegos em nossa fé e não seguimos o que nos pede o Senhor, preferimos nos desesperar e fazer o que não deve ser feito. Foi na cegueira que Saulo refletiu sobre sua vida, sobre seu passado, ou seja, ele se preparou para abrir os olhos e ver algo diferente. Passou a enxergar com os olhos do Espírito primeiramente, e depois voltou a enxergar fisicamente.
Saulo se sentiu tão realizado com esta descoberta que abandonou tudo e se tornou um pregador itinerante, indo de lugar em lugar. Mais tarde se tornou o missionário das nações.
O Saulo antigo, apegado às leis e perseguidor de cristãos, agora se transforma em Paulo, livre e aberto a todas as pessoas. Ele vai ao encontro delas e quer passar por todos lugares para difundir a grande Notícia de Jesus. E nós também não podemos mais ser os mesmos de antes, Saulo passar a ser Paulo, um grande missionário e pregador do Reino de Deus.
Não espere cair do cavalo, tire a sua máscara no dia de hoje, comece uma nova vida, uma vida estruturada na palavra de Deus, uma vida regada pela oração, pela caridade e impulsionados pelo Espírito Missionário. Talvez não seja preciso cair do cavalo, basta ter a consciência do rumo que seguimos e tudo será diferente. Que neste dia possamos pedir ao Espírito Santo que nos ilumine e ajude nosso coração a escutar os chamados de Deus, nos ajude a ser mais humildes, e seja dispersado todo orgulho de nosso caminho. Não somos mais do que ninguém, somos filhos de Deus, e Deus nos ama igualmente.
Pode parecer estranho dizer que precisamos de conversão, mas nossa conversão é diária e constante, a cada dia temos que aprender a ser mais humildes e fiéis ao Senhor. Peça hoje ao Espírito de Deus que te ajude na conversão, peça por você e pelos seus amigos e parentes também, reze por aquela pessoa que não gosta de você e já te feriu alguma vez. Faça a experiência do perdão.
Pretendo ainda em uma outra oportunidade falar mais sobre conversão, sobre as dificuldades do caminho, pois a cada dia aprendemos um pouco mais sobre nossa própria vida.
Prato do dia:
Bíblia Sagrada – Carta aos Romanos
Livro: Gotas de Cura Interior – Pe. Léo, SCJ
Ao som de:
Anjos de Resgate – Estou Aqui
Anjos de Resgate – Tenha Sede de Deus
Ir. Kelly Patrícia – Tarde te Amei
Ir. Kelly Patrícia – Sede Perfeitos
"JESUS EU CONFIO EM VÓS!"
Deus nos Abençoe!
Seu amigo irmão Luiz Alfredo
4 comentários:
Deus é bom de mais!!!
Tomei um susto quando vi meu nome ali...
òtimo texto irmão, é preciso assumir nossa conversão diaria, criar um certificado de convertido é uma das piores coisas que fazemos...
Sejamos livres para amar!
tamu junto
Deus seja louvado pelo seu post, que vem cheio de riquezas.
Nós não podemos ser cristãos negligentes, e achar que uma vez "convertidos", sempre convertidos. Nós temos é que rasgar nossos diplomas de convertidos, assim como disse o Igor no comentário acima, e assim como disse o Diego Fernandes em seu livro: Fala Sério! É proibido ser diferente?.
Jesus, manso e humilde de coração. Fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
Por isso pedimos sempre:
Senhor, dai-nos a humildade necessária para reconhecer que somos humanos, e que precisamos nos converter diariamente, pois santo não é o que não cai, mais o que sempre levanta.
Quero diante de ti renunciar ao meu orgulho. Quero rasgar diante de tua presença esse certificado de conversão, por isso vos peço. Envie o teu Santo Espírito, para que essa graça aconteça, e que o mesmo espírito, que é a manifestação plena do vosso amor, que nos guie para o caminho eterno. Amém
Oi Luizinho,
Muuuuito boa essa postagem. Gostei bastante.
Um abração.
Izabel :-)
O texto não fala de cavalo nenhum. Talvez voce diga: não, mas ele era um comandante por isso estava a cavalo. Até concordo que ele tinha um mas no momento ele poderia estar a pé! Portanto não vamos colocar palavras onde não existem. Claro que isso não tem importância diante da conversão dele com Jesus!
Postar um comentário