Há um tempo atrás me coloquei para pensar sobre a minha, fiz um verdadeiro retiro espiritual
Em meio a esse exercício movido pela sede de mudança, tive um contato mais intimo com a bíblia, e li sobre a passagem em que o povo deixa Sodoma e não olha pra trás, nessa sede de vida nova. Mas nessa mesma passagem bíblica, fala-se a respeito da mulher de Ló, que quando olhou pra trás, se tornou uma estátua de sal.
Bom... Mas agora é que são elas!
Escolhi essa passagem bíblica porque é isso que acontece com as pessoas que possuem um saudosismo grande demais. Olham pra trás sempre como quem quer voltar à infância, ou a alguma fase da vida e não querem viver o momento em que estão.
Pessoas assim geralmente são amargas e rançosas, tal como o sal, não tem animo para viver porque estão presas a um passado, talvez de lembranças boas, mas que não volta atrás, e por isso, frustra o desejo das pessoas. Entenda o que quero dizer, a mulher de Ló olhou pra trás porque não se desprendeu da vida velha, dos prazeres que outrora foram proporcionados, e da mesma forma há muitas pessoas que vivem assim, não se desprendem do passado, talvez pelo conforto que ele trazia, pelos prazeres bons ou ruins. As pessoas que olham pra frente encontram um mundo de felicidade e paz, e aí está a vontade de Deus pra nós, que sigamos em frente, e aí está o ponto. Em toda a escritura Deus incentiva o seu povo a caminhar, a sempre caminhar rumo a coisas novas, e Ele mesmo diz: “eis que renovo todas as coisas”, e quem se prende ao conforto do passado não pode experimentar esse novo. Deus sempre renova todas as coisas.
As pessoas que seguiram em frente sem olhar pra trás puderam experimentar a novidade de Deus para suas vidas, e é exatamente o que eu fiz e estou fazendo, seguindo em frente, sem olhar pra trás, porque tomei a decisão de experimentar a novidade de Deus pra minha vida, e te convido a fazer o mesmo! Abra o seu coração para que Deus faça coisas novas e renove as coisas. Ou você prefere olhar pra trás e ter uma vida amarga? Se tornar uma estátua de sal? Veja bem, não é proibido ter saudade de coisas que passaram, é natural ter saudade de coisas boas, agora quem quer viver novamente não vão experimentar a novidade de Deus, que é um desígnio de felicidade. É uma matemática bem simples:
Querer viver o passado = frustração e vida amarga
Querer viver o novo de Deus = felicidade e paz