Levamos a Evangelização e a Fé de maneira direta através da Internet. Nossa missão é Evangelizar! Contato: evangelizacaoefe@hotmail.com Pax Domini!
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
NATAL
Estamos perto de comemorar esta grande festa que é o natal, e neste dia todos nós temos o costume de nos presentearmos uns aos outros e de nos deliciarmos com um grande banquete.
Mais, de fato, o que é o natal?
Pode pareceber bobagem eu escrever isto, pois todo mundo sabe que o natal é a festa onde celebramos o nascimento de Jesus, o dia em que o verbo se encarnou e habitou entre nós. Mas hoje eu gostaria de me aprofundar neste assunto com vocês, de ir um pouco mais além disso.
O natal simboliza o mistério do nascimento de Jesus, é o dia em que Deus-Pai cumpre sua promessa, que foi feita há aproximadamente 400 anos antes do nascimento de Jesus, e tais promessas você encontra nos livros dos profetas.
O interessante também é fazer um gancho com este tempo liturgico do advento, que é o tempo em que vivemos a espera do Senhor que virá, assim como eles esperaram pelo cumprimento da promessa de Deus. O tempo do advento é como se fosse esses 400 anos, e para nós, este tempo nos remete a viver esta mesma expectativa. Outra coisa à acrescentar é que o advento nos faz lembrar de uma outra promessa feita pelo próprio Jesus: Ele voltará em todo seu esplendor!
O natal então, é este dia de júbilo, de celebração. É o dia de louvarmos ao Pai, porque Ele é fiel pra cumprir suas promessas, e porque Ele nos deu a Salvação ( com S maiúsculo, pois a Salvação é Jesus). É também o dia de celebrarmos o amor, porque o mistério do Natal, é um mistério de amor, pois Jesus, que É desde o princípio, quis se fazer como nós, e isso, por amor à nós. Então, é aqui que toda a alegria ganha um sentido completo. É aqui também que o nosso costume de nos presentearmos uns aos outros ganha sentido, pois o maior presente que ganhamos foi dado por Deus, e este presente é Jesus ( um menino nos foi dado); então, o ato de presentear é uma forma de nos lembrarmos que Jesus nos foi dado. E o banquete é porque é uma festa, e este costume vem de muitos anos atrás, é uma herança de nossos pais.
O natal nos mostra um princípio eterno: JESUS VEIO PARA DAR SENTIDO À TUDO.
Sim, é fato que JESUS VEIO PARA NOS SALVAR, PARA CUMPRIR A PROMESSA DO PAI, mas sobretudo, VEIO PARA DAR SENTIDO À TUDO.
Agora eu pergunto à você: COMO VOCÊ QUER VIVER ESTA EXPERIÊNCIA DE NATAL?
Pois eu quero viver tudo isso que eu disse, que agora tem um sentido mais completo por causa de JESUS e também quero, no meu coração, ser como aquela manjedoura onde Jesus esteve. Quero portar JESUS dentro do meu coração e todos os dias. E voce?
Tenha um FELIZ NATAL!
Seu irmão,
Gabriel Vasconcelos
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
SELO DOMINUS VOBISCUM
Tudo aquilo que escrevemos se enquadra nos ensinamentos da Igreja e nos faz ter mais comunhão com ela, que é a Igreja instituida por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Quero agradecer aqui ao Cadú da comunidade Canção Nova, que é quem escreve o blog Dominus Vobiscum e deixar bem clara aqui essa parceria na evangelização. Cadú, muito obrigado, este selo atesta a eficácia da nossa missão e nos faz mais Igreja. Que essa parceria caminhe pra frente e não se enfraqueça jamais, e que o Senhor Jesus nos conceda muitas bênçãos nessa empreitada. Obrigado mesmo!
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
2 anos de Evangelização e Fé
Quero partilhar com você uma das vitórias de Deus nesse ano de 2009, que é a celebração dos 2 anos do blog Evangelização e Fé. Este blog existe por causa de você, porque a missão deste blog é exclusivamente evangelizar, levando até você, a Palavra de Deus. E assim nos ordenou Jesus: Ide por todo mundo e anunciai o evangelho a todas as nações! E existe forma mais eficaz que a internet para isso?
O fato é que nós queremos que você celebre esta vitória conosco. Por isso, se você fez uma experiência com Deus através de algum dos nossos artigos publicados, envie seu testemunho para nós! Quem sabe ele não vem parar aqui? É muito simples! Envie um e-mail para evangelizacaoefe@hotmail.com ( este e-mail não é usado no messenger). No campo "assunto", você deve colocar a palavra TESTEMUNHO e na caixa de texto você deve escrever o seu testemunho ( não é necessário muitas palavras), e abaixo dele, colocar o seu nome e sobrenome seguido da cidade e estado onde mora.
Conte-nos o seu testemunho, pois é ele que faz a nossa missão ter sentido!
Fiquem com Deus! Fui!
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Apagão em Brasilia foi pior que restante do Brasil: No senado “mordaça Gay” foi aprovada
Segue abaixo o texto na íntegra ( com as palavras do Cadú):
Hoje acordei querendo saber das notícias do apagão. Faltou luz em mais de 800 cidades do Brasil. Mas o que me deixou mais revoltado foi o apagão que aconteceu em Brasília. Disseram que lá não faltou energia elétrica. Mas teve um apagão muito pior! Faltou gente católica para frear os intuitos satânicos.
Na calada, na surdina, no Congresso Nacional, que ultimamente vem mostrando sujeira e miséria, a Comissão de Assusntos Sociais do Senado (sempre o Senado) aprovou o projeto da Senadora Fátima Cleide (PT-RO. Sempre o PT…) chamado de PLC 122/06 ou “Mordaça Gay”. O projeto fora modificado com a ajuda do Senador Marcelo Crivela (da Universal) e agora inclui idosos e até protestantes.
O curioso é que o projeto fora para votação sem ser comunicado na pauta normal do dia. Foi realmente uma jogada suja, tão suja quanto os que projetaram essa vergonha. Quero transcrever aqui um trecho do texto do Pastor Batista Júlio Severo:
Enquanto a bancada evangélica estava elaborando seus argumentos para os debates das audiências e enquanto o Brasil estava distraído com a enquete do Senado e suas desculpas, Fátima Cleide e seus aliados passaram a perna em todos.
O sistema automático do Senado, que avisa os assinantes das votações a se realizar, nada comunicou ao Brasil. O esquema de Cleide foi tão ardiloso que até mesmo no Senado os opositores do PLC 122/06 não tinham a mínima consciência de que sua votação ocorreria hoje, descansando tranquilamente na idéia de que havendo mais duas audiências programadas, seria impossível uma votação repentina.
O PLC 122/06 que foi maliciosamente aprovado hoje contém modificações elaboradas juntamente com o Senado Marcelo Crivella, pois em sua forma anterior o projeto estava enfrentando mais dificuldades para avançar. A fim de facilitar seu avanço, a negociação com Crivella adicionou idosos, deficientes e até evangélicos ao projeto, que mesmo assim continua com sua carga explosiva de favorecimento ao homossexualismo e ameaça de perseguição ao direito de livre expressão contra a conduta homossexual.
Esse projeto agora precisa passar por mais duas aprovações: Uma pela Comissão dos Direitos Humanos e outra pela Câmara dos Deputados, para por fim, ser sancionado pelo nosso Presidente. A pergunta que não quer calar: Vai ser feito na surdina de novo? Que coisa nojenta!
Mas o que diz esse projeto enfim?
Bom, esse projeto torna crime qualquer coisa que seja dita sobre o homossexualismo, inclusive que ele é pecado. Ou seja, se algum pregador, padre, pastor ou cidadão de bem disser que o homossexualismo é pecado, ele cairá na categoria de “incitação a homofobia”. Se algum casal de homossexuais estiver por exemplo se beijando na calçada da sua casa e você reclamar, cairá na mesma categoria e pode ser preso ou presa.
No texto do Pastor Júlio Severo, ele diz que pastores e padres já estão sendo ameaçados. O Pr. Ademir Kreutzfeld, da Igreja Luterana de Santa Catarina, recebeu uma intimação em 2007 apenas por se opor ao homossexualismo.
Católicos do Brasil acordem! Olhem os políticos que vocês estão elegendo. Infelizmente muito católico de Rondônia votou nessa senadora maquiavélica. Preste atenção em quem você vota! Muito católico votou no tal Crivela, que apesar de “pastor” da universal está ajudando essa senadora. Homossexualismo é pecado sim! Então prestem atenção. Seu voto é sua arma!
“Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro” (Romanos 1:26-27).
“Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas . . . herdarão o reino de Deus” (1 Coríntios 6:9-10).
Deus aprova as relações sexuais entre um homem e sua esposa legítima (de acordo com a lei de Deus). Todas as outras relações sexuais sejam homossexuais ou heterossexuais são sempre e absolutamente proibidas (Hebreus 13:4). Não nos cabe procurar desculpas para justificar o pecado. É nossa responsa-bilidade buscar o meio de vencer a tentação (1 Coríntios 10:13; Tiago 4:7-10).
Hoje estou chateado! É preciso reagir.Bom, você leu acima o texto que eu copiei do blog Dominus Vobiscum, que é um blog que fala sobre a doutrina da Igreja Católica, sobre catequese. O que a Igreja ensina sobre...
Abaixo uma foto pra refletir:
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Minha força e vitória é Jesus!
Nada poderá me abalar, nada poderá me derrotar, pois minha força e vitória tem um nome; é Jesus! Pois minha força e vitória é Jesus!
Depois dessas lindas palavras acima, você já deve ter uma noção daquilo que eu falarei hoje: Minha força e vitória é Jesus!
Por que?
Resolvi falar hoje da minha experiência de vida com Jesus, de tudo aquilo que vivemos ao longo da minha história, que eu já coloquei aqui faz um tempo. Se você ler os posts que escrevi ao longo desse ano, você perceberá que eles falam de sofrimento e esperança, porque era justamente essa experiência que eu vivi e estou vivendo ainda.
Nesse ano eu havia iniciado uma etapa do caminho vocacional com a comunidade Canção Nova, que são os encontros vocacionais, logo após a entrevista vocacional, que eu fiz em São Paulo, me mudei pra Lorena, e aí fiz os encontros em Cachoeira Paulista, na sede da comunidade. Fiz o REDÃO ( A rede de pesca) no final de fevereiro, não vou falar como foi em detalhes, pois não estou autorizado a falar o que acontece nos encontros vocacionais. Depois do REDÃO, fui chamado a fazer o 1º encontro vocacional, nisso já tinha meu acompanhador ( que não vou revelar quem era). Ao final do 1º encontro, eu recebi uma notícia um tanto que inesperada, eu recebi uma carta da equipe vocacional da CN dizendo que eu sou um amigo da CN, ou seja, não faço mais caminho vocacional.
No dia em que recebi essa carta, eu confesso que chorei demais, apesar de já estar me preparando pra qualquer resposta, inclusive um NÃO, eu sofri muito com essa resposta, e com isso, passei por um tempo de aridez espiritual, pois acabei me revoltando com Deus e com sua vontade pra mim. Eu não queria saber de rezar, de ler a bíblia e até mesmo de ir à missa no domingo, enfim, passei um tempo em depressão com as coisas de Deus. O interessante é que, não desanimei com a escola, com as amizades, com a familia... apenas com as coisas de Deus. Nesse tempo, continuei frequentando a casa de evangelização de Lorena, e a convite da Kátia Simone, que é a coordenadora da casa, fui participar de um retiro chamado "Maranathá", onde pude experimentar Deus me resgatando, me erguendo do chão. Eu experimentei o amor de um Deus que está perto de todo aquele que o invoca. Vivi uma experiência de consolação divina.
Como Deus é misericordioso conosco! Aprontamos tanto com ele, nos revoltamos, blasfemamos... e Deus como pai amoroso que é, e como o Senhor que conhece o que há nos nossos corações, age com misericórdia.
Depois dessa experiência com Deus, eu me reconciliei com o Senhor, me reconciliei com a Canção Nova, que até então guardei uma certa mágoa por causa da carta, pensando que era culpa do conselho da comunidade, que olhou pros meus dados e documentos, cartas e aquilo houve nos encontros e disseram: Esse aqui não serve! - Mas não foi isso que aconteceu, eu pude compreender que era de fato vontade de Deus pra mim naquele tempo e continua sendo, pois pude enxergar que eu precisava e preciso ser formado e muito lapidado, pude perceber que não estou pronto para a Canção Nova ainda. Depois disso me apeguei mais a Jesus, pois foi nele que recobrei minhas forças pra caminhar e venci muitas barreiras na minha vida. O Senhor continua me dando forças pra lutar e vencer as barreiras. Estou combatendo o bom combate, por que a recompensa é o céu.
Foi fazendo essa análise da minha vida que pude perceber que nada poderá me abalar, nem me derrotar , pois minha força e vitória é Jesus. E hoje, com certeza posso dizer: Não desanime!! Espera no Senhor e tem coragem!! O senhor Jesus é nossa força e vitória, nele somos mais que vencedores!
A paz de cristo esteja com todos nós!
com carinho e orações,
Gabriel Vasconcelos
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
A Vida de São Jeronimo
Hoje quero falar da história de um santo muito significativo para a história da Igreja - o São Jerônimo.
São Jerônimo, padroeiro dos estudos bíblicos
São Jerônimo é contado entre os maiores Doutores da Igreja dos primeiros séculos. De cultura enciclopédica, foi escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor como ninguém, nas Sagradas Escrituras. Jerônimo nasceu na Dalmácia, hoje Croácia, por volta do ano 340.
Tendo herdado dos pais pequena fortuna, aproveitou para realizar sua vocação de amante dos estudos. Para este fim, viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres de retórica e onde passou a juventude um tanto livre.
Recebeu o batismo do papa Libério, já com 25 anos de idade. Viajando pela Gália, entrou em contato com o monacato ocidental e retirou-se com alguns amigos para Aquiléia, formando uma pequena comunidade religiosa, cuja principal atividade era o estudo da Bíblia e das obras de Teologia.
Jerônimo tinha um caráter indômito e gostava de opções radicais; desejou, portanto, conhecer e praticar o rigor da vida monacal que se vivia no Oriente, pátria do monaquismo. Esteve vários anos no deserto da Síria, entregando-se a jejuns e penitências tão rigorosas, que o levaram aos limites da morte.
Abandonando o meio monacal, dirigiu-se a Constantinopla, atraído pela fama oratória de São Gregório de Nazianzo, que lhe abriu o espírito ao amor pela exegese da Sagrada Escritura. Estando em Antioquia da Síria, prestou serviços relevantes ao bispo Paulino, que o quis ordenar sacerdote. No entanto, Jerônimo não sentia vocação à atividade pastoral e quase nunca exerceu o ministério sacerdotal. Tendo que optar entre sua vocação inata de escritor e o chamamento à ascese monacal, encontrou uma conciliação entre estes extremos que marcaria o caminho de sua vida: seria um monge mas um monge para quem o retiro era ocasião para uma dedicação total ao estudo, à reflexão, à férrea disciplina necessária à produção de sua obra, que queria dedicar toda à difusão do cristianismo. Dentro desta vocação e severa disciplina, estudou o hebraico com um esforço sobre humano e aperfeiçoou seus conhecimentos do grepo para poder compreender melhor as Escrituras nas línguas originais.
Chamado a Roma pelo Papa Damaso, que o escolheu como secretário particular, recebeu do mesmo a incumbência de verter a Bíblia para o latim, graças ao conhecimento que tinha desta língua, do grego e do hebraico. O papa, de fato, desejava uma tradução da Bíblia mais fiel em tudo aos textos originais, traduzida e apresentada em latim mais correto, que pudesse servir de texto único e uniforme na liturgia. Pois até aquele tempo existiam traduções populares muito imperfeitas e diversificadas, que criavam confusão.
O trabalho de São Jerônimo começado em Roma durou praticamente toda sua vida. O conjunto de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se "Vulgata"e foi o texto usado largamente nos séculos posteriores, tornando-se oficial com o Concílio de Trento e só cedeu o lugar ultimamente às novas traduções, pelo surto de estudos lingüístico-exegéticos dos nossos dias. Na tradução, Jerônimo revela agudo senso crítico, amor incontido à Palavra de Deus e riqueza de informações sobre os tempos e lugares relativos à Bíblia.
Em Roma, criou-se em torno de Jerônimo amplo círculo de amizades, sobretudo de maratonas da alta sociedade que o ajudavam com seus recursos para custear seus trabalhos e que lhe orientava nos ásperos caminhos da santidade de cunho monástico.
Desgostado por certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde, vivendo como monge rigidamente penitente, continuou até a morte, seus estudos e trabalhos bíblicos. Faleceu em 420, aos 30 de setembro, já quase octogenário.
São Jerônimo foi uma personalidade vigorosa, de inteligência extraordinária, de temperamento indomável. Teve uma correspondência literária muito vasta, de grande interesse histórico; ele se sentia presente e engajado como escritor em todos os problemas doutrinários do seu tempo.
Foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos e o "Dia da Bíblia" foi colocado exatamente no último domingo de setembro, coincidindo com a data de sua morte. Ele deixou escrito: "Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo".
Quis abordar sobre a vida desse santo, para ressaltar a importância da bíblia para nós, cristãos. Conforme você deve ter lido, São Jerônimo foi responsável pela tradução das sagradas escrituras - que foram escritas em hebraico e grego - para o latim, considerada a lingua universal da Igreja.
Foi graças à São Jerônimo que temos hoje a biblia no nosso idioma materno, o português. Hoje temos a possibilidade de acessar à todo instante as sagradas escrituras, que é a palavra de Deus difundida em nosso meio, e temos a possibilidade de estudá-la e conhecer mais profundamente à Deus. Caro blogueiro, se você é de fato um católico que busca tem uma intimidade com Deus, essa só é possivel através do conhecimento da sua palavra, pois é na palavra que se revelam as maravilhas que Deus fez ao seu povo, a história de salvação do seu povo, o porque que Jesus desceu à terra, o porque que o homem peca e quais os propósitos de Deus para cada um de nós. É também na bíblia que Deus se mostra, e mostra suas características.Que nossa vida seja como a de São Jeronimo, que buscou conhecer a Deus pela palavra e difundi-la à todos!
São Jerônimo, padroeiro dos estudos bíblicos - rpgai por nós!
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Pra que tanto sofrimento?
Quem nunca parou pra pensar sobre a vida e se deparou com seus sofrimentos?
Com certeza você já se fez essa pergunta: pra que sofremos?
Estive refletindo sobre isso nesses dias e hoje quis falar sobre esse assunto que tanto nos intriga, e que é uma coisa que estou vivendo neste tempo.
Hoje, em oração, pedi para o Senhor me mostrar uma passagem que falasse daquilo que estou vivendo, pois tenho no coração esse desejo de partilhar a vida com vocês, e mais que isso, levar a você a evangelização e a fé, que é o âmbito central desse blog.
Deus me mostrou a passagem que está em Eclesiástico, no capitulo 30 e no versículo 1: Quem ama o filho não lhe poupa o chicote para poder mais tarde alegrar-se com ele.
Será que temos essa capacidade de enxergar o amor de Deus em meio a tanto sofrimento? Temos a capacidade de enxergar o amor de Deus se manifestando no sofrimento?
Folheando um pouco mais a bíblia, me deparei com uma passagem do novo testamento que diz exatamente sobre o sofrimento, que está em Hebreus 12 (4-12):
A pedagogia do sofrimento
Vós ainda não resististes até o sangue, na vossa luta contra o pecado, e já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a um filho:
“Meu filho, não desprezes a correção do Senhor, Não te desanimes quando ele te repreende; pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho”.
É para a vossa correção que sofreis: é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige? Pelo contrário, se ficais fora da correção aplicada a todos, então não sois filhos, mas bastardos. Ademais, tivemos os nossos pais humanos como educadores aos quais respeitávamos. Será que não devemos submeter-nos muito mais ao Pai dos espíritos, para termos a vida? Nossos pais humanos nos corrigiam como melhor lhes parecia, por um tempo passageiro; Deus, porém, nos corrige em vista do nosso bem, a fim de partilharmos a sua própria santidade. Na realidade, na hora em que é feita, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça, para aqueles que nela foram exercitados. Portanto, firmai as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes, tornai retas as trilhas para os vossos pés, para que não se destronque o que é manco, mas antes seja curado. PALAVRA DO SENHOR! GRAÇAS A DEUS!
Deus nos ama com amor de pai, e o pai, por amor, corrige aos filhos quando necessário. Deus não quer o nosso sofrimento, apenas quer o melhor pra nós. E como pai amoroso que é ele nos permite passar pelo sofrimento, para que aprendamos a ser melhores, para que aprendamos a vencê-los. Quando vencemos os sofrimentos, estamos vencendo os nossos limites, vencendo o homem velho, vencendo as tentações. Só entra no céu quem é santo e busca a santidade, e ser santo é ser vitorioso como Jesus foi vitorioso.
O CÉU NÃO É LUGAR DE FRACASSADOS!
Desculpe a sinceridade, mais de fracassados não pode ser feito o céu. O céu é o maior tesouro, é lugar de vencedores.
SÓ TEM DIREITO AO CÉU QUEM LUTOU PELA VIDA ETERNA!
Quando digo lutar, falo sobre lutar contra as nossas lepras, nossos pecados, lutar contra as tentações que nos assolam. Deus nos quer vitoriosos!
Quer parar de sofrer? Então lute para alcançar o céu!
O SOFRIMENTO É CONSEQUENCIA DO NOSSO FRACASSO!
E Deus é tão bondoso e compassivo, o pai que nos conhece por inteiro nos dá uma forma de facilitarmos esse processo. Para sermos considerados vencedores, basta assumirmos a batalha.
PARA ALCANÇAR O CÉU, DEVEMOS NOS DECIDIR POR LUTAR!
E se estamos firmes nessa decisão de lutar e caímos, Deus nos dá a oportunidade de irmos pro segundo round, mais para isso precisamos cair de joelhos em um confessionário e lá, receber o perdão divino pelas mãos do sacerdote.
Sozinhos, não chegaremos a lugar algum, mas com Deus conseguiremos seguir adiante, porque se fez pão dos homens. Ele morreu por você e faz questão de morrer todos os dias na santa missa.
SUAS FORÇAS PRA LUTAR ESTÃO EM CRISTO! O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU PARA SE FAZER PAO DOS HOMENS!
Se você se decidiu por lutar, você merece uma salva de palmas, porque você decidiu por buscar as coisas do alto, você decidiu pela porta estreita. Você é um vencedor por decidir pelo caminho mais difícil, mas cujo destino é o mais belo de todos!
Estamos juntos na caminhada, que é difícil, e por isso Deus nos estende a mão!
Oremos todos os dias de nossas vidas, para que tenhamos força para seguir adiante na caminhada, e quando menos vontade de rezar você tiver, é quando você mais deve rezar.
“Os que plantam sementes entre lágrimas, colherão alegria.”
Estejamos firmes nessa caminhada e que a paz do Senhor esteja com todos vocês!
Seu irmão, Gabriel Vasconcelos
sexta-feira, 17 de julho de 2009
SE TU OLHARES SENHOR PARA DENTRO DE MIM!
Irmãos que alegria quando estamos vazios e nos entregamos ao Senhor, no fundo de nosso coração percebemos que existe ainda uma esperança de vida, existe uma vontade de ser melhor, é como se fosse uma pequena semente que foi lançada na terra, o homem não pode ver o milagre que acontece por dentro da terra, e quando esta pequena semente mostrar suas primeiras folhas, ela já estará forte com raízes e germinando a vida por entre a terra, buscando o alto.
Certa vez havia uma pequena casa, e nesta casa havia um jardim. Neste jardim havia de tudo um pouco, muitas plantas e flores, porém este jardim era vazio de vida, ali não habitavam os pássaros e nem mesmo os pequenos insetos que encontram nesses jardins sustento para sua vida, pois todas aquelas plantas e flores eram na verdade ervas daninhas. Em uma tarde de verão, um homem passou por este jardim e viu que ali era preciso fazer uma mudança, pois por mais que parecesse que aquele jardim estava repleto de plantas, na verdade não havia nada de bom, eram apenas as ervas daninhas que viviam ali. Este homem então bateu naquela casa e disse ao dono da casa:
- Boa tarde! Eu passava por aqui e vi que o seu jardim precisa de limpeza e venho oferecer meus serviços, e não cobro nada por isso!
O dono da casa não quis dar ouvidos e disse que não precisava disso, que ele mesmo cuidava deste jardim. O tempo passou, o jardim começou a demonstrar por si próprio que apenas as ervas daninhas poderiam viver ali, e nem mesmo as pequenas flores que haviam ali antes agora existiam mais... tudo começava a ser sufocado... Porém anos depois, em um inverno intenso o dono da casa percebeu que seu jardim estava tão feio que já refletia em sua casa, o seu jardim já estava todo destruído! Ele então se lembrou daquele homem que tão bondosamente se prontificou a arrumá-lo, porém não tinha como ir encontrá-lo pois ele nem se quer disse quem era, mas o dono da casa desejou em seu coração que um dia este homem voltasse, pois ele sozinho já não poderia trazer vida novamente àquele pequeno jardim, sendo que um dia ele acreditou que o que havia ali antes era um verdadeiro jardim... O que o dono da casa não sabia é que aquele bondoso jardineiro morava muito perto e passava por ali todos os dias e sempre acompanhava a situação daquele jardim, e foi em um dia desses que saindo de casa viu novamente aquele homem sorridente olhando para o seu jardim, o dono da casa se alegrou e disse:
Vejam que lindo o amor de Deus por cada um de nós! Eu sou o dono da casa, sou aquele que negou Jesus, mas que um dia viu que sem ele eu não poderia vencer o mal. Primeiramente Ele me buscou em um momento oportuno, no "verão", pois logo viria o "inverno". Eu esperei o inverno chegar para permitir que Ele entrasse em minha vida. Ele veio, retirou o mal, e me deixou uma uma missão, uma ordem, faça a sua parte, e eu fiz? Não, não fiz, fiquei sentado esperando ver logo as primeiras folhas, o tempo passou e nada aconteceu... o erro foi de Deus? Não, foi meu que não reguei o meu jardim, fiquei apenas dizendo a todos, olhem o meu jardim, o Senhor passou por aqui e fez uma transformação, porém onde estão as flores? É este o momento que tenho vivido em minha vida, e graças a Deus o Jardineiro voltou, mas não para plantar novamente e sim para me ensinar a cuidar do que já foi plantado.
Deus me mostrou essas sementes, e elas foram plantadas no dia em que entreguei minha vida a Ele, porém Deus está agindo em minha vida, agindo eu meu coração, mas falta que eu faça a minha parte. Talvez eu ainda não tenha feito por não perceber, pois o amor de Deus é algo tão singelo que toda a minha perturbação não me permitiu ver a vida ressurgindo por entre os grãos de terra. Onde estão os meus cuidados para não deixar esta sementes morrerem?
Meus queridos irmãos, este é um testemunho de que não podemos ficar parados esperando acontecer, precisamos é de atitude acima de tudo, mesmo que ainda não vejas os primeiros ramos, creia e lute por este ideal!
E hoje lhe pergunto, você já viu como está o jardim de sua vida? Para vê-lo é preciso sair de casa, atravesse a rua e olhe como está a sua casa, e quando digo casa digo sua vida, veja o seu jardim, faça uma análise, e peça para que um dia este jardineiro bata em sua porta também, se Ele não bater eu te digo onde encontra-lo, no sacrário mais próximo! Sim é lá que Ele te espera e está pronto para te servir, pronto para mudar o seu jardim!
E você que como eu já abriu as portas para que Ele entre, você tem cuidado das sementes? Tem zelado pelas flores quando vem a tempestade? Ou tem abandonado tudo por medo de não conseguir fazer nada?
Hoje tomei a decisão de não vou desistir de lutar, pois enquanto houver a esperança de um dia eu ser melhor, de um dia ser livre do pecado essa pequena semente não irá morrer!
"JESUS EU CONFIO EM VÓS!"
Seu amigo irmão Luiz Alfredo
sexta-feira, 10 de julho de 2009
PARA ONDE DEVO OLHAR?
Poxa, nem acredito que depois de tanto tempo sem postar no blog, consegui hoje voltar a ativa, graças a Deus! Antes de mais nada gostaria de me desculpar a todos os que acessam o blog.
Neste período de “afastamento” vivi muitas experiências das quais hoje partilho uma com vocês. Mesmo distante do blog, não perdi o hábito de escrever sempre, pois assim consigo refletir melhor sobre a minha vida, porém não vou ficar preso no que escrevi, pois é muita coisa, afinal são quase 6 meses de partilhas... Minha partilha de hoje, remete a algo muito pessoal, que diz respeito a minha intimidade com Deus
No começo deste ano, mais exatamente no mês de março comecei a enfrentar alguns problemas nos meus trabalhos, sendo eles pessoais e paroquiais, fiquei sem meu equipamento de trabalho por aproximadamente 3 meses, e muita coisa foi ficando para trás, começaram as cobranças, e tentando correr contra o tempo, me perdi no caminho e quando olhei para trás já não sabia onde estava, com quem estava... nem mais me reconhecia, me transformei em alguém triste, depressivo, sem vontade de rezar, com vontade de me jogar em um canto e ali ficar.
Ontem enquanto eu redigia este texto me lembrei de uma música que fala exatamente deste momento que estou vivendo, se chama abandono. O refrão diz o seguinte: “Olhe pro alto, sinta esta luz, é no abandono que me encontras plenamente, deixe que eu me apresente eu sou Jesus!”
Meu Senhor, obrigado por se revelar a mim de uma forma tão amorosa e simples, foi exatamente no abandono que me encontrei novamente contigo e pude ver que existe uma luz que vem do alto para me guiar. Senhor não deixe novamente que a minha fraqueza me faça acreditar que estou na escuridão, pois somente o Senhor é a luz da minha vida que nunca se apagará! Confio em vós Senhor!
Queridos irmãos, aproveito a oportunidade para pedir a todos que rezem por mim e por todos que não conhecemos mas que passam por momentos de solidão, aridez e precisam olhar para o alto!
PRATO DO DIA:
Livro: Vencendo Aflições, Alcançando Milagres – Márcio Mendes
Abandono – Adriana
Após o Temporal – Rosa de Saron
Deus Cuida de Mim – Salette Ferreira
Deus nos abençoe!
quarta-feira, 4 de março de 2009
Quaresma - Tempo de Superação!
Quaresma...
Fala-se tanto desse período do ano, em que as pessoas costumam se penitenciar, deixando de comer algo que gosta muito, ou deixando de sair naquela noite de sexta-feira, mas afinal, o que é a quaresma?
No sentido real da palavra, a quaresma é um período de quarenta dias. Esse período é vivido por nós, cristãos, a exemplo dos quarenta dias em que Jesus passou no deserto sem comer e sendo tentado constantemente por Satanás. É um período que nós, católicos, usamos para refletir sobre a vida, e por isso mesmo nos penitenciamos, fazendo abstinência de carne e de outras coisas.
A quaresma é um tempo de superação dos nossos limites e pecados, e por isso mesmo devemos buscar constantemente a oração, pois nesse tempo somos muito tentados pelo Diabo. É um tempo em que precisamos manter uma comunhão com Deus e estar em sintonia com Ele. Na quaresma também vivemos a preparação para a Páscoa, que é o sentido maior da nossa fé, onde Cristo se entregou por nós para nos redimir dos pecados.
Durante a quaresma devemos buscar a pratica da oração, da caridade e do jejum, pois é nisso que se baseia a vida cristã. Mais que seguir Jesus; ser Cristão é tê-lo como exemplo, ou seja, agir como Jesus.
Busque nessa quaresma fazer uma revisão da sua vida e olhar para dentro de si. Reconheça-se limitado e pecador e procure estar em sintonia com Deus.
Quaresma é isso, tempo de superar aquilo que nos leva pra morte, para que ao chegar a Páscoa, possamos nos levantar para uma vida nova junto com Cristo!
Gabriel Vasconcelos
domingo, 1 de março de 2009
Tenho buscado a luz?
Pois bem, a resposta está na primeira carta de São João:
E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não seguimos a verdade.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
A luz da qual falamos é Deus! Ele é a luz que ilumina os nossos passos e os nossos caminhos e quem está com Deus nunca está nas trevas, e isso me leva à perguntar: tenho buscado à Deus? tenho andado na luz?
É preciso refletirmos essas perguntas todos os dias de nossas vidas, pois, se a minha resposta não condiz com aquilo que é o Cristianismo; com aquilo que é a minha fé, eu não estou caminhando na luz, mas sim, estou andando nas trevas. E andando nas trevas eu posso me perder dos meus, me perder dos demais irmãos que estão sendo iluminados por Deus, e assim, acabar caindo no buraco do pecado, e aí está a importância de viver na luz, pois quem está na luz, não tropeça, não cai, não se perde...
O que eu digo serve pra todos, sem excessão. Se, por acaso você pensa que isso não te serve de nada, eu sinto em dizer, mas você está redondamente enganado, pois todos nós somos pecadores e nenhum de nós está livre das tentações do maligno, e aí, está também, a importância de buscar incessantemente estar em Deus.
Para não cair na tentação do pecado, é necessário que estejamos repletos da luz de Deus, e se, mesmo assim, algum de nós pecar, lembremo-nos de que temos um intercessor junto à Deus, Jesus Cristo, e aquele que reconhece sua condição de pecador e, arrependido, busca a reconciliação com Deus, tem o perdão d'Ele.
O que precisamos fazer para permanecer na graça de Deus, é seguir um mandamento, e esse mandamento é AMAR!!
Nesse período quaresmal, é importante refletirmos essas palavras e ver se a nossa conduta pessoal tem sido coerente com aquilo que é a vontade de Deus. Então, o que desejo para todos nós é:
BUSQUEMOS A LUZ E PERMANEÇAMOS NELA, E ASSIM, CAMINHAREMOS JUNTOS PARA A VIDA ETERNA!
Fiquem com Deus,
Gabriel Vasconcelos